quinta-feira, 16 de março de 2017

Massa com ragu de camarão e Tuille de queijo grana Padano Faixa Azul com o chef Salvatori Loi


                                                  Vc viu a foto acima... e ai? achou diferente? deu agua na boca???, risos... Daquelas Delicious que eu vejo e já quero fazer, Tuille de queijo. Para quem esta se perguntando, o que é uma Tuille??? Vc pode imaginar como uma "cesta de queijo". Essa foi mais uma das aulas que participei no #vejacomerebeber do Jockey Club. Aula maravilhosa dos queijos Faixa Azul. Essa Tuille delicada da foto foi feita pelo chef Salvatori Loi, uma das referências gastronômicas de São Paulo. Ok, novamente vc deve estar se perguntando, não é a sua??? A minha confesso que ficou mais "bruta", vou ter que treinar mais, ou seja, vou precisar de muito queijo, risos. Mas fiquei tão encantada com a técnica que com certeza vale a pena tentar novamente. Vc já pensou que Delicious ser servido assim em um jantar?? Na aula veio dentro da sua Tuille de queijo, um delicado penne com ragu de camarão. E é essa receita que quero compartilhar com vcs.

Ingredientes:

320 gramas de penne
360 gramas de camarão picado com a faca
80 gramas de tomates cerejas ( cortados pela metade)
80 gramas de tomate (sem pele e cortado em cubinhos)
200 gramas de queijo parmesão (ralado fino)
5 gramas de manjericão ( só folhas)
5 gramas de salsinha (só folhas)
100 ml de vinho branco seco
1 dente de alho
4 folhas d Louro

Modo de preparo: Iniciar o branqueamento do camarão. Fazer uma água aromatizada com metade do vinho branco, folhas de louro e dente de alho amassado. Deixe ferver por 2 minutos. Acrescente o camarão e cozinhe por mais dois minutos. Escorrer e reservar. Em uma frigideira com fundo em teflon quente polvilhe 50 gramas de queijo parmesão até começar a derreter. Com uma espátula retire e resfrie dando uma forma oval, reserve ( nesse passo é legal utilizar um bowl ou um copo para fazer essa forma de cestinha). Esquentar o azeite na panela, adicionar o camarão. Saltear. Adiciona o vinho branco e deixar evaporar um pouco. Coloca a manteiga, o tomate, tomates cerejas e o sal. Acrescentar o macarrão já cozido. Adiciona o restante do queijo.  Finalizar com ervas e emulsionar com azeite extra virgem. Servir dentro da Tuille.

Dica Delicious : O chef Savatori explicou que o camarão sempre que branqueado em água quente jamais vai emborrachar.
                              
Persistência Delicious: A Tuille é legal vc praticar um pouco, parece fácil mas não é, ou vc vai acertar de primeira ou realmente praticando que vc chegará a perfeição. Se errar, vc entender quando eu disse que  minha Tuille ficou bruta, risos... Só que mesmo bruta estava deliciosa, afinal usamos queijos nobres.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Tapastry no Hotel Pullman com a Chef Renata Vanzetto


                                       A ACCORHOTELS que esta presente em 95 países, com sua carteira de Hoteis que se divide em luxo renomados, popular midscale, boutique, econômicas e regionais, acaba de lançar no Brasil com sua rede de Hoteis Pullman um conceito global de "tapastry". Os Hoteis Pullman com suas três unidades, Pullman SP Vila Olímpia, Pullman São Paulo Ibirapuera e Pullman Guarulhos foram os escolhidos para o lançamento do tapastry no Brasil.
                                       Vc deve estar se perguntando, o que é afinal tapastry??? Eu explico, são três pilares: - Praticidade, sabor e beleza são os três ingredientes para o conceito global para os menus de tapas, e para o lançamento no Brasil, a chef de cozinha Renata Vanzetto (para quem não conhece a chef, essa paulistana é a chef do maravilhoso Marakuthai que tenho lembranças gastronômicas fantásticas do restaurante e tem em seu curriculum o premio de Chef revelação 2008 e estágio em restaurante renomado como do Rene Redzepi).
                                       A coincidência que eu conheço o Hotel Pullman da Vila Olímpia porque o padrinho da minha filha sempre fica hospedado quando esta em São Paulo. O Hotel é maravilhoso, ele tem um diferencial que "quebra" aquela entrada tradicional de Hoteis e oferece já na sua recepção um outro "ar" de modernidade (Se vc ficar de olhos vendados ate a recepção, quando abertos, garanto que o seu cérebro vai levar alguns segundos para perceber que vc esta em um Hotel). Seu lounge parece que te remete para outro lugar aonde o hospede como também os não hospede/visitantes, esquecem que estão em um Hotel. 
                                       Ok, poderia escrever um monte de qualidades do Pullman, mas vamos para a parte gastronômica. A chef Renata preparou um menu Delicious!!!!! Como eu disse, ela faz um trabalho diferenciado (cozinha autoral) e não foi diferente a parceria da Pullman com a chef Renata. A foto acima do camarão com catupiry servido na mini moranga, 2x Delicious!!!, risos.
                                        Eu gostei, achei genial o tapastry aonde os hotéis Pullman tem uma proposta de inovar a gastronômia dos seus restaurantes.  
                                       

                                        

                                    Além do camarão com catupiry na mini moranga, teve bolinho de peixe com dill ( tenho usado muito e é uma das ervas mais encantadora para misturar ao peixe), crocante por fora e macio, uma explosão de sabores que finaliza com a geléia de pimenta. Mini sanduíche de frango crocante com maionese de beterraba e picles de couve (incrível). Quinoa com burrata, tomate e rúcula frita. E biscoito de rosbife com creme de páprica defumada, rúcula e chips de batata doce. Abusando de cores e texturas com certeza uma experiência inesquecível. Este menu fica disponível até agosto.

Comentário Delicious: Philipe Trapp, EVP da AccorHotels América latina definiu bem o seu conceito de autonomia e liberdade, "O hotel não é apenas um local para passar a noite, e sim, um espaço que oferece lazer, cultura e gastronomia".

Comentário Delicious II: O padrinho da minha filha um dia me contou um dos motivos do porque sempre ficar hospedado no Pullman. Uma coisa interessante, detalhes que fazem a diferença, nas primeiras vezes que ele se hospedou, a vontade de quem mora fora do Brasil são aquelas lembranças afetivas e ele sempre fazia um pedido inusitado, mas sempre atendido. Ele contando que em um determinado momento, quando ele chega de viagem é sempre recebido com o leite condensado cozido na pressão, aquele que fica igual a doce de leite, vai dizer que isso não é um mimo?

domingo, 12 de março de 2017

Risoto de Açafrão com presunto cru Seara e fonduta de queijo


                                         Mais uma aula do #vejacomer e beber, patrocinada pela Seara Gourmet, que está com uma linha de produtos muito boa. Dessa vez com o chef Rodolfo De Santis que comanda as panelas do Nino Cucina . Italiano radicado no Brasil, já esteve no comando do extinto Biondi. Eleito o chef do ano, tem uma cozinha bem autoral, mas arrasa nos clássicos. E foi nessa aula de risoto, um clássico que tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre culinária. Essa gastromotiva que hoje faz ferverem as redes sociais. Hoje vivemos o mesmo que aconteceu nos anos 90 na França, escutei isso de um chef Espanhol. Todos querem cozinhar, e não é mais o trivial, queremos aprender pratos lindos para bem receber os amigos. E como é bom se sentar em uma mesa com uma comida feita assim com tanto amor. Por isso mais uma vez compartilhando com vcs a receita.

Ingredientes:
2 litros de caldo de legume
200 gr. de arroz Carnaroli
3 saquinhos de açafrão em pó
100 gr. de manteiga
200 gr de parmesão
1 cebola picada
100 ml de creme de leite fresco
50 ml de azeite
100 gr. de presunto Cru Seara gourmet
1 cálice de vinho branco
Brotos de rúculo

Modo de preparo:

Em uma panela, adicione o azeite de oliva, a cebola e o arroz e toste em fogo médio. Adicione um cálice de vinho branco e insira o caldo de legumes aos poucos para o cozimento. Separadamente em um recipiente hidrate o açafrão com um pouco do caldo de legumes quente e misture ao cozimento do arroz.
Fonduta de queijo: Em outra panela, aqueça o creme de leite, adicione 100 gramas de parmesão ralado. Mantenha o fogo baixo até reduzir 50 % do volume e reserve.
Cotar o presunto cru em tiras finas e compridas, e toste em uma frigideira de teflon até ficar crocante, não tivemos tempo de fazer assim no workshop, por isso na foto ele está in natura.
O risoto deve ser finalizado com manteiga, misturando o parmesão. monte o prato como na foto. Coloque o risoto, em volta a fonduta. Por cima o presunto cru e os brotos.
Fica divino. Beijos e até a próxima postagem.



Cordeiro maravilhoso do Myk restaurante


                                Casa linda e descolada, o restaurante Myk referência em comida grega em SP participou do evento no Jockey Club dos melhores da VEJA Comer & Beber. Para quem é de fora, uma explicação rápida (vap-vup) a respeito do evento. A VEJA reuniu os restaurantes vencedores no Jockey para o publico ter a oportunidade de "saborear" e aprender (workshops) com todos os vencedores em um só lugar. Sendo assim, vc acha que eu perderia a oportunidade de dar uma "passadinha", risos. O local é incrível, só o Jockey já vale o passeio, agora imagina uma feira dos campeões Comer &Beber, Delicious!!! Participei de algumas aulas e conforme a foto acima, já preparei em casa uma das "lições aprendidas". Uma aula incrível foi com a talentosa Chef Mariana Camargo Fonseca. Ela fala com paixão da época que foi para Grécia estudar a sua culinária, e ensina com o mesmo amor. (eu sempre gostei das pessoas que "passam pra frente", oi? vc não entendeu?, ok eu te explico. Eu acho que devemos ser menos egoístas e corretos e passar para frente os nossos conhecimentos. Quando eu dou uma aula, ensino tudo. Não fico escondendo "segredos", infelizmente tem muito profissional que tem medo e ensina bem, só que pela metade. Missão dada, missão cumprido é quando o aluno consegue reproduzir 100% o que vc ensinou. Ok, voltando, risos. A Chef Mariana ensinou/presenteou com um prato que executa em sem restaurante. Posso dizer que estava sensacional. Foi uma das aulas mais divertidas. E foi Delicious a experiência.

Ingredientes:
1 pernil de cordeiro inteiro
2 garrafas de retsina (vinho grego) ou vinho branco
2 alhos-poró
2 cebolas
2 cenouras
2 talos de salsão
8 dentes de alho
1/4 de março de tomilho
sal e pimenta do reino a gosto
400 ml de azeite
1 litro de água
suco de oito limões siciliano
1 limão siciliano cortado à francesa
20 unidades de batata bolinha cortadas ao meio em casca
Mostarda Dijon

Modo de prepararo:

1. Em uma assadeira funda ou panela própria para ir ao forno, faça uma marinada com vinho, alho-poró, cebola, alho, cenoura, salsão (só o talo) e metade do azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e coloque o cordeiro. Esse preparo ficará na geladeira por 12 horas.
Asse as batatas com 1/4 do azeite e com suco de seis limões, mais quanto baste de água para cobrir as batatas. Assar por duas horas. Pegar o Pernil já marinado e acrescentar água até cobri-lo totalmente. Ele será cozido a 200 graus dentro de uma assadeira ou panela que deverá ficar coberta por papel alumínio e levada ao forno durante 5 a 6 horas. Até que a carne fique macia. Retire o pernil do forno, separe o caldo e bata tudo no liquidificador. Passe o caldo em uma peneira e leve ao fogo até reduzir pela metade. Em seguida acrescentar o suco do dois limões e o orégano.  Sirva na companhia da mostarda Dijon, que dá um sabor extra ao seu Cordeiro.
                         
                            Esse prato fica Delicious!!! e vc vai impressionar seus convidados. Com certeza vc vai fazer sucesso. Aqui em casa, o que eu trouxe para assar da aula, foi campeão. Posso dizer que foi aprovado por adulto e criança, risos....
                           
                            DELICIOUS CONSCIENTE: Acho sensacional o evento que a #vejacomerebeber promoveu, proporcionando essa experiência gastronômica ao alcance de todos, com um preço acessível e principalmente nesse momento em que o país passa por uma crise, esses eventos... criam empregos, movimenta a economia, proporciona mais um local de lazer, etc...