quarta-feira, 22 de novembro de 2017

O Melhor bolo de chocolate!!!!!!



                        Hoje o post é pensando que você vai fazer a sobremesa de fim de ano. O melhor bolo de chocolate.  Primeira dica para um bolo retinho, ele tem que ser amanteigado, você não corre o risco de criar barrigas. Segunda dica, ele vai precisar gelar antes de passar qualquer creme em volta. Essa receita foi uma adaptação de um bolo de baunilha. Apesar da confeitaria ser uma ciência exata, adoro me arriscar. Foi assim que cheguei nesse resultado. Se você tem uma receita que gosta, tente. Outra coisa que acho importante, isso no preparo de qualquer coisa, a qualidade dos ingredientes, com certeza faz diferença no seu resultado.

Bolo
. 2 xícaras de açúcar
. 100 gr de manteiga (ponto de pomada)...
. 4 ovos
. 2 colheres de chá de fermento
. 1/2 xícara de chá de cacau (usei Callebaut)
. 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
. 200 gr. de iogurte 


MODO DE PREPARO
Bata o açúcar com a manteiga, acrescente os ovos um a um, bata por alguns minutos até emulsionar bem. Acrescente o cacau e o fermento, bata bem. Acrescente a farinha e o iogurte, misture e leve ao forno para assar. Essa receita dá para um bolo de 20 cm. Uso 3 formas para assar cada camada individualmente, para isso já tenho até pesos estabelecidos, esse de 20 cm vc pesa 370 gr de massa por forma. 

 Ganche para cobrir o bolo
1 litro de creme de leite fresco
1kg de chocolate meio amargo 54% usei o Callebaut

Modo de preparo: Ferva o creme de leite e verta sobre o chocolate já picado. Misture até estar bem emulsionado. Gosto de passar o mix para ficar bem liso, além do que, quando você passa o mix, ele quebra as moléculas de água o que aumenta a durabilidade em até 9 meses (congelado) no caso de sobrar. Deixe cristalizar de um dia para o outro 24 horas para firmar. Se estiver muito quente na sua cidade, coloque na geladeira fechado.

Calda para molhar o bolo
1/2 xícara de café de açúcar
2 xicaras de café de água
Leve ao fogo até ferver, desligue e espere esfriar para usar.

Montagem: Monte no aro, recheei  com o ganche que cobri o bolo, uma das camadas fiz uma borda com o ganache e preenchi com geléia de framboesa ( adoro). Acrescentei também a uma das camadas de recheio algumas cerejas amarenas que são acidas e saborosas. Acho essa combinação de frutas vermelhas com chocolate o casamento perfeito. Vc deve montar no aro e deixar gelar ao menos 4 horas. Uso o saco de confeitar com o bico perlê 12, assim você vai ter um dedo de recheio. Na hora de aplicar o ganache por fora pode usar o mesmo bico e saco de confeitar. Não esqueça, para colocar no aro, vc tem que passar o filme no aro para soltar mais fácil depois. Passou o ganache por fora do bolo, alise com uma espátula, até ficar bonito, finalize com  frutas e bico de confeitar pitanga, par aos detalhes. Ficou com dúvida? Me manda um e-mail, beijos e até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário