Pão de nozes e passas sem sova

                               


                                              Acredito da beleza da panificação, e pensando nisso tenho feito uma busca de receitas fáceis, gostosas e que não dê trabalho. Você já ouviu falar do pão sem sova? É uma técnica que foi desenvolvida nos EUA, eles sempre gostam de revolucionar e de praticidade. Você pode ter a mesma qualidade de um pão sovado, mas sem trabalho. Vi muitos vídeos em inglês, mas minha melhor referência foi um blog que sigo, Jantinha de Hoje . Além de ser um dos meus blogs preferidos é uma das pessoas mais fofas da blogesfera. Foi de lá que tirei a base para fazer esse pão para vcs. Então vamos a receita.

Ingredientes:
200 gr de farinha de trigo
133 gr. de farinha de trigo integral
67 gr de farinha de centeio
1/4 de colher de chá de fermento biológico ou 1 gr.
1 colher de chá de sal ou 5 gr.
350 ml de água
100gr de nozes picadas
100 gr. de passas

Modo de Preparo: Misture os ingredientes secos, acrescente a água e misture por 30 segundos com uma colher de pau. O ideal é não misturar mais que isso. Tampe a vasilha onde está a massa com plástico filme e deixe em algum lugar fechado temperatura ambiente por 12h à 18 horas de fermentação(deixei no forno). No final desse período, a massa deve estar cheia de bolhas de ar, o que significa que ela fermentou, bom sinal. Despeje em um superfície enfarinhada, polvilhe mais farinha sobre ela e estique delicadamente,  como se fosse um quadrado, com as mãos. Por cima da massa adicione as nozes e passar.  Dobre a massa em forma de envelope e cubra a massa ali mesmo com um plástico filme ou uma toalha e deixe levedar por 15 minutos. Nesse passo aqui tenho algumas dicas, para vc assar o seu pão vai precisar de uma panela de ferro de mais ou menos 20 cm. E vc deve usar papel Dover , o manteiga gruda no pão e não solta direito. O que eu faço, procuro uma panela qualquer(ela vai servir só para armazenar seu Pão), para colocar meu pão, já sobre o papel, tampo e deixo descansar por 1h 30 minutos à 2 horas.
Aqueço o forno à 240 graus, com a panela de ferro fechada dentro dele por 30 minutos. Quando for colocar o pão que já está na outra panela fermentando faço um corte sobre ele. E sem muito trabalho levo ele com o papel Dove para panela de ferro. Feche a panela de ferro com a tampa e asse por 30 minutos. Abra a tampa e deixe dourar por 15min. à 20 min..


Dicas Delicious
1- vc pode assar sobre uma pedra
2- pode assar em uma panela de alumínio fundido.
3- Se vc quiser fazer ele branco é só trocar as farinhas todas, por 400 gr. de farinha branca e seguir exatamente os mesmos passos.
                               Ele vai ficar mais alto que o feito com farinha integral, por ser mais leve, igual a foto ao lado.  Mas posso afirmar que ambos ficam Delicious!!!!  Espero que tenha gostado, beijos e até a próxima postagem.

Comentários

Postagens mais visitadas