Filetos de Mignon à Tailandesa

                                          Rápido, prático e gostoso... tudo o que uma receita deve/tem ser.
     
                                         O Thai é amor a primeira garfada (colherada, hashizada... fica a sua escolha... rsrsrs)... mesmo que vc tenha receio das combinações de sabores, afinal ele puxa para um agridoce... (vai por mim) não tenha medo. Essa receita vai surpreender até mesmo os mais tradicionais. Afinal sou casada com um super tradicional (modo simpático de não escrever... "cara chato para inovações culinárias"... rsrsrs) que comeu e repetiu várias vezes...rsrsrsrs... Esse prato me surpreendeu (eu também fiquei impressionada com o resutado), em suas misturas de sabores, ele tem uma pegada diferente e fica... Delicious... acho que vc vai gostar.
                                           Como estou em São Paulo... eu tenho acesso à todos os produtos orientais com mais facilidade, então pensando nisso, o que for um pouco mais difícil de encontrar... encontrei receitas que (testei) deram certo, vou agregar nessa receita... mas... vamos ao que importa... a receita....
 
Ingredientes
 
1 colher de sopa de pimenta Chili Garlic (se não encontrar... pode substituir por molho de pimenta e acrescentar dois alhos exprimidos)
4 unidades de pimenta dedo de moça (tirar a semente... e se quiser menos picante... metade)
1/2 xícara de amendoim torrado sem casca
100 gramas de ervilha torta
100 gramas de brócolis já fervido
2 colheres de sopa de molho de ostra (esse é o único item difícil de reproduzir/trocar)
4 colheres de sopa de molho Housin ( receita ao final)
4 colheres de sopa de saquê
1 xícara de suco de tangerina
3 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de manjericão
2 talos de cebolinha picada fininha
1 colher de sopa de azeite
300 gramas de filé mignon em tiras
 
Vc pode servir com arroz de jasmim ou com arroz japonês. Os dois casam bem. Embora a minha preferencia pelo arroz de jasmim. Em um bowl, misture a pimenta chili garlic, o molho de ostra, o hoisin, o saquê, os sucos de tangerina e limão, a cebolinha picada, o manjericão e reserve. Em uma frigideira coloque um fio de azeite, aqueça e deixe dourar a carne rapidamente dos dois lados, acrescente o brócolis e a ervilha torta, em seguida misture os dois molhos. Deixe dar uma encorpada e está pronto. Sirva sobre o arroz, esse é com certeza o toque, finalize com pimentas dedo de moça picadas.
 
Molho Housin (tirei a receita daqui)
 
- 4 colh. (sopa) de shoyo (molho de soja)
- 2 colh. (sopa) de pasta de feijão preto ou manteiga de amendoim
- 1 colh. (sopa) de mel ou melado
- 2 colh. (chá) de mirin (vinagre de arroz)
- 2 colh. (chá) de óleo de gergelim
- 1/8 de colh. (chá) de alho em pó
- 1/8 de colh. (chá) de pimenta do reino preta
- 20 gotas de molho de pimenta
 
Misturar tudo e usar. O que dá certo... Se... vc não tiver pasta de amendoim poderá usar no lugar 3 colheres de sobremesa de paçoquita cremosa e cortar o mel ou melado da receita e dará super certo... como eu sei?? Eu testei. Ficou igual e saboroso na medida. Uma das vantagens das receitas orientais é essa pegada agridoce... bom... espero que vc tenha gostado e até a próxima postagem.... Beijos
                              

Comentários

Postagens mais visitadas