Salada de Polvo divina!!!!!

                             
Cozinhar é algo que fazemos todo dia, mas quando cozinhamos para amigos, sempre pensamos em algo especial. Definitivamente "amo" fruto do mar (cresci em Florianópolis, preciso dizer mais algum coisa, rsrsrs) e "cadê a ideia" para cozinhar??? Engraçado como o destino "conspira a favor" quando as visitas são pessoas queridas. Estava eu assistindo meus programas de culinárias e apareceu a receita que serviu de inspiração para esse post.  Procuro o cartão do meu "peixeiro" e reservo meus ingredientes (novamente toco no assunto que "qualidade" é essencial e meu peixeiro é sincero quando determinado produto tá bom ou não).
O produto principal "POLVO" com mais de 3kg rendeu para uma salada maravilhosa e guardei uma parte para um risoto no dia seguinte (é isso mesmo, feriado movimentado, rsrsrs). Acho que todo mundo ficou "esgotado" (as crianças com pilhas alcalinas, rsrsrs). Definitivamente "adorei" o meu feriado/final de semana !!!!!! E a minha maior felicidade é ver meus amigos saindo da minha casa com um sorriso no rosto. Aí vai a minha receita... Espero que gostem!!!!

Ingredientes:1 polvo pequeno inteiro (2kg)
1 colher (sopa) de azeite (15ml)
2 cebolas cortadas ao meio
1 cabeça de alho cortada ao meio
½ xícara de salsa (125ml)
½ ramo de tomilho
4 ramos de orégano
Sal e pimenta recém-moída
Coloque o polvo na panela de pressão já bem quente com o azeite e espere 2 minutos e acrescente o restante na pressão, é sem água , sem nenhum caldo, pois o polvo vai liberar toda a água do cozi mento. Quando começar a fazer o barulho da pressão conte 5 minutos e desligue. Espere sair a pressão sozinho. Ele fica perfeito, caso você queira dar outra finalidade ao polvo é só colocar o polvo a cebola e o sal, já dá para fazer um ótimo sashimi.

Como fazer a salada de batata com picles:Ingredientes:
10 batatas pequenas ou 5 médias cozidas al dente e cortadas em fatias bem finas ou em cubo
½ xícara de pepino em conserva cortado em cubinhos (125 ml)
¼ de xícara de alcaparras (60 ml)
1 cebola bem picada
1 colher de sopa de mostarda em grãos (15 ml)
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco (15 ml)
½ pimenta dedo de moça cortada em fatias finas
1/4 de xícara de azeite (60 ml)
Uma porção de cebolinha bem picada
Uma porção de salsa picada grosseiramente
Sal e pimenta recém-moída
Modo de preparo:Misture todos os ingredientes para fazer a salada de batata e reserve. Na hora de servir corte o polvo em pedaços bem finos em um prato, espalhe azeite e guarneça com as raspas de limão, sirva com azeite, dá o toque final à sua receita. Essa salada é uma boa pedida para um dia de verão e o caldo que sobra na pressão pode servir par fazer um risoto. Beijos e até a próxima receita!!

Comentários

Postagens mais visitadas